quinta-feira, 10 de março de 2011

Cerimônia na Praia...

Resolvi postar sobre esse tema, afim de ajudar as noivas que como eu vão fugir um pouco o tradicional na hora do casamento...

Casar em uma praia, sítio, campo, jardim, onde quer que seja, que não seja em uma igreja, requer tempo...paciência...e ser muito, muito católico, ou como no meu caso, ter uma mãe que não abre mão da benção..Confesso que também não abriria mão, acho importante a benção sim, mas confesso que a burocracia por muitas vezes me fez querer desistir...

Vamos lá...
Primeira coisa a se fazer é ir até um cartório, pelo menos 30 dias antes da data que você pretende casar, munida de RG, Certidão de nascimento (alguém já tirou RG sem certidão? Agora me diz pra que os dois? Já começa a complicar daí...) e comprovante de endereço, e só assim dê entrada no civil... Segundo passo é ir até um igreja e se inscrever em um curso de noivos, pois hoje para casar é obrigatório, mas acho importante é super bacana fazer, e so então ir até a igreja em que foi batizado e pedir seu batistério...e o que é isso? Documento que certifica que a pessoa foi batizada para fins de casamento. Este documento só tem validade por seis meses. O seu e não esqueça o do seu noivo também.  Após todos esses procedimentos realizados, vá até a igreja que pretende se casar e entregue documentação para então correr o “banho”, isso significa um processo de espera de até 90 dias.
Independente de qual a igreja escolhida para seu casamento, os noivos devem entrar com o processo na paróquia de sua região, especificando a igreja em que será realizado o casamento.
Após 15 dias, os noivos devem verificar se o processo chegou à igreja solicitada e então confirmar o horário e o celebrante na secretaria.
Tendo acertado data e horário é necessário marcar a entrevista com o padre responsável pela igreja. Nessa entrevista ele irá tratar de assuntos de ordem prática da cerimônia, esclarecendo dúvidas dos noivos e também se certificando do firme propósito dos noivos de se casarem.

Avisar o celebrante se haverá missa e esclarecer como será a cerimônia em formas gerais, lembrando-se de que se forem comungar os noivos deverão ter feito a confissão.
Feito todos esses passos você verifica com esse mesmo padre a possibilidade de o mesmo dar a benção no dia da sua cerimônia no lugar escolhido, no meu caso a praia...O mesmo irá te dizer que não pode, mas que deverá pedir autorização a um superior. Caso este tope, ótimo, menos um trabalho...Ao contrário você deverá recorrer a um padre da igreja brasileira, pois é gente....também só descobri da existência dessa quando fui casar... Essa igreja os padres são bem diferentes, podem ter família, podem casar fora da igreja, eu diria que tudo que a igreja católica romana não permitir ele permitem, inclusive casar quantas vezes necessárias forem...Sinceramente não sei até que ponto estão certos ou errados, porém gostei de um detalhe que o padre falou...o sermão deveria ser...até que a morte do amor os separe....Bem, continuando...Esse padre pode dar a benção ou ainda fazer o sacramento do casamento, mas não é válido para igreja católica apostólica romana e ainda pode ser descomungado da mesma. Então, a melhor opção é casar na igreja e levar um padre da brasileira para a benção, isto é dependendo do seu nível de catolicismo...
Ah, para quem quiser reduzir um pouco o caminho e os gastos, afinal um civil hoje é em torno de R$ 200,00, pode fazer o casamento religioso com efeito civil, porém não são todas as igrejas que fazem esse tipo de casamento.
Os noivos comparecem ao cartório perto da sua residência, juntamente com as 2 testemunhas, 30 a 60 dias antes da data pretendida para dar entrada nos papéis de casamento. Além dos documentos habituais (Certidões e R.G.), os noivos devem levar um Requerimento da Igreja que diz que o casamento será Religioso com Efeito Civil. Este requerimento deve ser retirado na Igreja antes dos noivos irem ao cartório para marcar o casamento, e deverá ser assinado por eles e pelo celebrante religioso ou Pároco da Igreja.

OBS: Antes de levar este documento no cartório para dar entrada nos papéis do casamento, é necessário reconhecer a assinatura do Celebrante religioso, neste requerimento da Igreja.

Após o prazo de 20 dias, o cartório que vocês deram entrada nos papéis, vai emitir um documento chamado Certidão de Habilitacão. Este documento deverá ser entregue na Igreja para que possa ser feito o Termo de Religioso com efeito civil, que é o documento que os noivos e os 2 padrinhos deverão assinar na hora da cerimônia.

Após a cerimônia , os noivos devem levar o Termo de Religioso com Efeito civil para ser reconhecida a firma do celebrante, para depois levar ao cartório que deram entrada no casamento e trocar pela certidão de casamento. Os noivos tem o prazo de 90 dias para fazer o registro do casamento, a contar da data da celebração, caso este registro não seja feito os noivos continuarão solteiros.

De acordo com o Novo Codigo Civil, é possível se casar primeiro no religioso e depois registrar o mesmo no civil. Para isto, é necessário que os noivos compareçam ao cartório, juntamente com as 2 testemunhas ( após a cerimônia religiosa) com os documentos habituais (Certidões e R.G.), o Requerimento de Religioso com Efeito civil feito pela a Igreja e o Termo de Religioso com Efeito civil, já com a firma do Padre (que realizou a cerimônia religioso) reconhecida e dar entrada nos papéis de casamento no Cartório.

Após o prazo de 16 dias dias, os noivos devem comparecer ao cartório e retirar a certidão de casamento civil.
Ufa!!! É isso aí, não façam como eu (rs)...decidir casar a 4 meses da data escolhida, na praia, sem saber de todos esses detalhes...significa correria, stress...rs...Porém a certeza do que se quer ajuda muito...Nessa hora é de suma importância não se questionar em hipótese alguma se é isso mesmo que você quer...rs..
Espero ter ajudado...
Bjos
Andréa

2 comentários:

  1. Meu Deus!!
    Quanta burocracia onde na verdade o eu vale mesmo é a união e a lealdade dos conjuges...
    Mas, confesso que fico aliviada em ser Espirita Kardecista, assim, meus proprios pais poderão nos abençoar no casamento da praia, pois o civil,,,rsrs,,,eu já casei.
    Boa sorte ...
    Adorei o post, vc realmente pe bem detalhista..rsrs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Jany...
    Tenho certeza que irá superar todos esses obstáculos..
    Beijo,
    Cy

    ResponderExcluir